Planejamento financeiro para compra de um imóvel

Conquistar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros, afinal, muitas famílias vivem de aluguel e seus orçamentos são comprometidos pelo mesmo. Assim, ter um bom planejamento financeiro é um grande passo para o sonho do imóvel próprio se tornar realidade.  É claro que adquirir um imóvel pode ser um desafio, mas é importante ter em mente que é um investimento, não um gasto. 

Nós, da Incorfast, vamos mostrar para você a importância de se planejar financeiramente, além de deixar algumas dicas para que você realize seu sonho de maneira mais rápida.

A importância;

Por se tratar de um passo importante, é imprescindível que você pense lá na frente e não só no agora. Como você se imagina daqui 10, 15 anos? Pensa em ter filhos? Estar estável no emprego? Leve todos esses pontos em consideração na hora de optar pela compra de um imóvel, é um passo muito importante na sua vida!

Antes de iniciar seu planejamento financeiro defina aonde quer chegar, quais serão suas metas para atingir o objetivo e saiba o motivo de estar se planejando. Quando você tem um objetivo, tudo fica mais fácil.

Qual o tipo de imóvel que você quer adquirir?

É casa ou apartamento? É imóvel na planta ou já pronto para morar? Tenha tudo isso em mente, já que normalmente casas são mais caras que apartamentos e imóveis na planta são mais baratos também. Leve em consideração a localização do imóvel e depois faça uma pesquisa de preço na região que quiser morar.

Alinhe finança e poupança;

Já sabendo que adquirir um imóvel é uma missão importante e é necessário que você se organize financeiramente para isso. Mantenha o controle de seus ganhos e gastos em uma planilha e saiba quanto te sobrará por mês para investir na poupança do imóvel.

Invista;

É interessante que você alinhe poupança e investimento. Enquanto você guarda seu suado dinheiro, aplique-o para que possa render. É importante que esse dinheiro seja investido em alguma aplicação segura de renda fixa. Assim, seus ganhos serão estáveis e previsíveis. Mas olha, atente-se aos juros, hein?

Pague suas dívidas;

Se você possui dívidas, é melhor quitá-las. Afinal, é um passo importante para você conseguir adquirir seu imóvel. Você não vai querer ver seu dinheiro indo embora nos juros delas, não é? Portanto, quite-as o mais rápido possível.

Utilize seu FGTS:

O seu FGTS pode ser uma ajuda e tanto para isso. Mas, antes de usá-lo, pesquise bem sobre as condições e taxas do banco de sua escolha e negocie a melhor forma de pagamento para você. Para usar o seu FGTS, é necessário que você tenha trabalhado de carteira assinada por pelo menos 3 anos (contínuos ou não), não ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação, além de não ser proprietário de outro imóvel no mesmo município onde pretende comprar, e trabalhar ou morar no município onde pretende comprar o imóvel.

Verifique as possibilidades de financiamento;

Para comprar um imóvel você pode optar pelo pagamento à vista, financiamento bancário e existem opções de financiamento direto com a construtora. Analise qual a melhor opção para você e evite dívidas. Se você optar pelo financiamento, o ideal é que você invista no valor de entrada. Pagar o maior valor possível é importante, portanto, recomendamos que pague até 30% do valor do imóvel. Tudo porque um fator influencia no outro. Quanto menor o valor a ser financiado, menores serão as parcelas e os juros. Sem contar que o tempo de quitação do imóvel irá diminuir.